Uma faixa com os dizeres “Glauber fica, Fora Lira!” foi fixada na passarela da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió, na manhã desta segunda-feira (09). A manifestação pública expressa apoio ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) contra o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados.
A faixa surge em meio ao processo de cassação de Glauber Braga, aprovado no Conselho de Ética da Câmara no último mês de abril, após o parlamentar ter expulsado um militante do MBL dos corredores da Casa. Glauber recorreu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o caso ainda será analisado pelo plenário. O deputado afirma que a tentativa de cassação é uma retaliação direta de Arthur Lira por denúncias relacionadas ao orçamento secreto.
A esquerda tem denunciado interferência política de Lira no processo, o que ele nega. Glauber Braga chegou a chamar o deputado alagoano de “bandido” e prestou depoimento à Polícia Federal em inquérito que investiga desvios e manobras envolvendo R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares. A faixa em Maceió reforça a mobilização nacional em torno do caso e amplia a pressão sobre os bastidores políticos em Alagoas.