Maceió foi a cidade que registrou o maior volume de chuvas nas ultimas 24 horas entre todos os municípios brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (19).
A capital alagoana acumulou 76,4 milímetros de chuva entre domingo e segunda. Na sequência do ranking estão Palmares (PE), com 68,4 mm, São Borja (RS), com 46 mm, e Campina da Lagoa (PR), com 41,2 mm.
Os pluviômetros da Defesa Civil de Maceió registraram quase 300 milímetros de chuva nos últimos dias, número que corresponde à média esperada para todo o mês de maio. Com o avanço das precipitações, o Inet renovou os alertas para Maceió e outras cidades alagoanas.
Foram emitidos dois níveis de alerta: laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial), válidos até terça (20) e quinta-feira (22), respectivamente.
O alerta laranja vale para 37 municípios e prevê chuvas de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h. Já o alerta amarelo atinge 50 cidades com previsão de até 50 mm de chuva e ventos de até 60 km/h. O Inmet recomenda cuidados como evitar abrigar-se debaixo de árvores durante ventanias, não estacionar próximo a torres ou placas e, se possível, desligar aparelhos elétricos.