Uma reunião no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reuniu representantes do Instituto de Criminalística (IC) e da Prefeitura de União dos Palmares para discutir a retirada do ônibus que caiu na Serra da Barriga, em novembro do ano passado. O encontro, com a presença do diretor-presidente do DER, engenheiro Iran Menezes, definiu que o órgão oferecerá apoio técnico para a operação, atendendo a uma demanda urgente tanto ambiental quanto pericial.
Segundo o perito criminal Nivaldo
Cantuária, chefe de Identificação Veicular do IC, o veículo precisa ser removido para uma área segura, pois só assim sera possível realizar os exames periciais necessários para esclarecer as causas do acidente. A melhor forma de garantir a segurança dos envolvidos e preservar a integridade do ônibus, segundo ele, é o içamento com guindastes de grande porte. Além disso, os trâmites com as empresas ja estão em andamento, mas a operação ainda não tem data marcada, pois aguarda o cumprimento do processo de licitação
Inicialmente, chegou-se a cogitar deixar o ônibus no local devido ao difícil acesso à área, mas a Justiça de Alagoas determinou a retirada. Para o Ministério Público, manter o veículo no local configura violação ao dever de proteção à vida, à segurança pública e à efetividade da persecução penal e cível. Além disso, há risco de crime ambiental, já que o ônibus pode se tornar foco de poluição com o vazamento de combustíveis, óleos lubrificantes, fluidos hidráulicos e resíduos sólidos, substâncias altamente nocivas à fauna, à flora e ao lençol freático da região, especialmente se o local integrar área de preservação ou contiver mananciais hídricos.